Estudo técnico em eficiência energética aplicada ao sistema de iluminação artificial

https://doi.org/10.55977/etsjournal.v01i01.e023002

Autores

  • Antonio Carlos Lima Filho Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU. Maceió, Alagoas, Brasil.

Palavras-chave:

Economia, Iluminação, Consumo, Iluminação

Resumo

Partindo do pressuposto que para a sustentabilidade financeira de uma empresa, a otimização de recursos se faz necessário para continuação de suas atividades e que em uma análise sobre eficiência energética do sistema de iluminação artificial contribui para esta sustentabilidade, foi realizado um estudo técnico sobre a eficiência energética aplicada ao sistema de iluminação artificial. Assim, com base nas literaturas existentes, foram estudadas e avaliadas metodologias sobre o tema, se fez necessário um estudo de caso buscando uma solução que apresentasse uma redução de consumo de energia elétrica. O estudo analisou durante 6 meses o sistema de iluminação artificial de uma empresa, que funciona 8 horas diárias durante aproximadamente 22 dias por mês, variando conforme os meses e feriados. A iluminação artificial conta com lâmpadas do tipo fluorescente tubular cuja potência elétrica é de 36 Watts. Para análise do estudo da eficiência energética, foi comparado com as lâmpadas de LED tubulares de 18 Watts, o estudo seria provar que elas apresentariam uma maior eficiência no consumo de energia elétrica, e consequentemente uma economia financeira. Para efeito de comprovação, foram escolhidos dois ambientes da empresa com área e características semelhantes foram analisadas realizando a instalação das lâmpadas de LED em uma delas. Assim foi constatada a redução do consumo de energia de aproximadamente 47,82% KWh comparando os dois tipos de lâmpadas, essa redução rende uma economia R$ 53,94. Assim foi constatado que as lâmpadas de LED tubulares são mais eficientes na iluminância e na redução de consumo de energia elétrica.

Referências

Borelli, R., Barros, B. F., & Gedra, R. L. (2010). Gerenciamento de Energia:Ações administrativas e técnicas de uso adequado da energia elétrica (1o ed). Érica.

Borelli, R., Barros, B. F., & Gedra, R. L. (2018). Gerenciamento de Energia: Ações Administrativas e Técnicas de uso adequado da Energia (2o ed). Érica.

Creder, H. (2015). Instalacoes Eletricas (15o ed). LTC.

Editora de Economia. (2015). Desperdício de Energia Gera Perdas de R$12,6 bilhões. Jornal do Comércio.

Eletrobras. (2018). Distribuição Alagoas, Horário de Ponta.

Guerrini, D. P. (2008). Iluminação: Teoria e Projeto (2o ed). Érica.

Inatomi, T. A. H. (2008). Análise da eficiência energética do sistema de condicionamento de ar com distribuição pelo piso em ambiente de escritório, na cidade de São Paulo, utilizando o modelo computacional Energyplus. [Universidade de São Paulo]. https://doi.org/10.11606/D.3.2008.tde-07102008-110310.

Publicado

2023-10-10

Como Citar

Lima Filho, A. C. (2023). Estudo técnico em eficiência energética aplicada ao sistema de iluminação artificial. Engineering & Technology Scientific Journal, 1(1). https://doi.org/10.55977/etsjournal.v01i01.e023002

Edição

Seção

Artigos Científico