Ascensão da utilização da fonte fotovoltaica residencial no estado de São Paulo
Palavras-chave:
Análise da energia fotovoltaica, Energia fotovoltaica, Energia renovável, Impactos da energia fotovoltaicaResumo
No Brasil, a energia solar está experimentando um progresso acelerado, consolidando-se como uma opção ecológica e de excelente retorno econômico para a geração de energia. As usinas fotovoltaicas oferecem benefícios significativos, por utilizarem uma fonte de energia renovável. Os objetivos deste artigo são analisar o planejamento anual da energia fotovoltaica residencial e remota-residencial do estado de São Paulo entre os anos 2018–2027 e verificar o desenvolvimento ao longo dos anos. Nesse contexto, foram avaliados os tipos de consumo existentes em habitações (residencial e remota-residencial) e a quantidade de adeptos anualmente de cada classe. As comparações foram feitas e foi possível observar que ocorreu um grande aumento no consumo de energia de origem fotovoltaica a partir do ano de 2020, e as previsões apontam que esse consumo tende a aumentar com o passar dos anos. Com isso, foi possível concluir que esse crescimento ocorreu não apenas por ser uma excelente fonte de energia renovável e limpa, mas também proporciona vários benefícios para seus usuários.
Referências
Almeida, L. (2023). Estudo de caso do impacto financeiro nos sistemas de microgeração fotovoltaicas sob o marco legal de geração distribuída lei 14.300/2022.
Bezerra, R. (2023). Análise de dados de desempenho de painéis fotovoltaicos residenciais.
Brasil (2023). Revisões quadrimestrais da carga: Planejamento anual da operação energética 2023-2027. empresa de pesquisa energética. Empresa de Pesquisa Energética.
Lopes, J., A. J. (2023). Esquematização de estrutura de usina de energia solar no brasil: uma revisão de literatura. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9354
Ponath, L. (2022). Produção fotovoltaica residencial no brasil: um estudo sobre a eficiência energética e viabilidade econômica.
Ribeiro, G.; Silva, C. C. C. A. (2022). Análise dos impactos financeiros na aplicação da energia solar para as edificações residenciais na nova resolução 14.300/22.
Santos, V. (2023). O crescimento da geração de energia solar fotovoltaica pela perspectiva da geração de empregos (2017-2022). pages 2017-2022.
Vargas, P. (2023). Energia solar fotovoltaica: Análise de sua expansão no brasil.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2024 Beatriz Brioli Doll de Moraes, Julia Camargo Garcia, Thiago Henrique Silva de França, Maria Claudia Costa de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Engineering & Technology Scientific Journal é licenciada sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Isenção de responsabilidade: os artigos publicados pela Engineering & Technology Scientific Journal foram pré-visualizados e autenticados pelos autores antes da publicação. A Revista, o Editor e o Conselho Editorial não têm o direito ou responsabilidade de justificar ou ser responsáveis por dados imprecisos e enganosos, se houver. É da exclusiva responsabilidade do Autor em questão. Leia nossa Política de Plágio e o uso deste site significa que você concorda com os Termos de Uso.